Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na vila de Xiafu, Diankou. O mercado original foi construído pela primeira vez pelo governo local em 2003, cobrindo uma área de cerca de 700 m². O mercado era onde as pessoas iniciavam seu dia e o lugar para o comércio e a comunicação. Todos os dias, das 5h às 8h, elas se reuniam aqui para trocar as colheitas e o gado, além de mercadorias. O mercado também era o maior e o mais importante edifício público da vila.
Hoje em dia, as aldeias da província de Zhejiang e as do entorno estão quase alcançando as cidades de 1º e 2º níveis na China, e estão entrando numa era de renovação dos espaços públicos. Em 2003, o mercado foi concluído; desde então, o espaço começou a servir os cidadãos. No entanto, a construção seguiu uma abordagem convencional para a construção de infraestrutura. O projeto do edifício em si não levou em conta as reais necessidades dos habitantes. Com o fator adicional das rápidas mudanças econômicas e, portanto, as mudanças no estilo de vida das pessoas, o mercado era pouco usado por elas. Os vendedores colocavam diretamente suas barracas ao lado da rua que passa em frente ao mercado.
Projeto de Arquitetos na Vila
O projeto na Vila Diankou foi iniciado pelo Sr. Qiu Zhefeng, o fundador da Ideal Town, para melhorar o espaço público da vila através da arquitetura. O mercado de agricultores da vila de Xiafu é um dos projetos de demonstração. Dois arquitetos moraram temporariamente com os cidadãos. Eles entrevistaram e investigaram as necessidades de uso dos habitantes para o mercado e analisaram a situação social das aldeias, bem como a forma como o espaço era usado. Finalmente, chegamos a uma conclusão e elaboramos uma estratégia de projeto de acordo.
Estratégia de Projeto
Nós fizemos apenas duas mudanças. Primeiro, interrompemos o layout linear da longa estrutura de aço do telhado inclinado original a partir de um teto dobrado contínuo, fornecendo uma forma de não-direção para o mercado. O limite arquitetônico é dissipado, e o mercado é como um gesto de boas-vindas aos cidadãos que os convida a entrar por qualquer direção. O teto dobrado também permite que a luz entre pelas laterais dos beirais, melhorando consideravelmente a condição de iluminação sob eles.
Em segundo lugar, mudamos o layout das bancas, ajustando o espaço de vendas para uma forma fechada em quadrado que se assemelha ao caractere chinês “回”, para promover uma divisão clara entre as zonas dos vendedores e dos compradores. Os produtos dos vendedores, como eletrodomésticos e mercadorias em geral, podem ser empilhadas com segurança dentro do espaço; e o espaço deixado para os compradores oferece mais possibilidades de circulação. Uma vez que isso dá aos vendedores uma sensação de domínio e posse do espaço, espontaneamente eles manterão o espaço interior; Portanto, o gerente de mercado só precisa manter a superfície da estrada fora dos espaços fechados. O mercado começou silenciosamente sua operação desta forma.
O Resultado
O mercado dos agricultores está concluído há mais de meio ano. Depois de muitas visitas de retorno e observações, descobrimos que os vendedores que anteriormente haviam estabelecido barracas fora do mercado voltaram para o prédio de 700 m² e estão usando o novo mercado em ordem como previsto. Embora ainda no mesmo prédio, o mercado começa a florescer.